sexta-feira, 4 de junho de 2010

da profissão de revisora

não que eu ache que alguém vá ler esse blog procurando algo como "quero ser revisor de texto... o que esperar da profissão?"

afinal, ninguém de bom senso sonha em ser revisor. mas eu gostaria de dizer o que diabos eu faço da minha vida.

ser revisor é lidar com o erro. em primeiro lugar, o erro do outro. seja por falta de atenção, seja por desconhecimento, seja por pressa, seja por preguiça, seja por estilo, seja por "humanidade". everybody mistakes. o trabalho do revisor é trabalhar com o erro dos outros e tentar fazer isso da maneira melhor possível. e é aqui que mora o problema.

se errar é humano e o revisor é um ser humano, o revisor tem que lidar, em segundo lugar, com o erro dele mesmo. como assim, hiiiires? ora bolas, o bom revisor, o cara que faz tudo redondinho, é aquele que sempre desconfia de si mesmo. e eu to falando sério.

o revisor sabe-tudo sempre e eu repito sempre saberá dos erros que conhece. aparece qualquer coisa que ele nunca viu na vida e pronto: ele errará! o revisor é o cara que pesquisa, olha no dicionário toda hora, acha o volp o livro do século e o google o pai da humanidade... o revisor é o ser que desconfia de tudo, até do especialista.

ser revisor é o trabalho mais infeliz porque o erro rodeia. mas também às vezes parece que há um leprechaum que protege o pc de toda raça e que dá um estalinho, que chama pro dicionário, que desconfia do hífen ou do acento.

no meu caso, ser revisora também significa passar, além das 8 horas normais, muitas horas extras em cima do salto e maquiada, sem perder a classe do erro.


***

aos anônimos:
saibam que eu não costumo responder nada, mas essa merece...

o blog é meu e eu falo do que eu quiser.
se não quer ler, deleta do histórico, honey...
thanks!

3 comentários:

Carol Vicente disse...

Fale mesmo!
Não sabia que éramos tudo isso e nada disso ao mesmo tempo, gostei!

Vida longa,
Carol

Anônimo disse...

O curioso é que encontrei o seu blog justamente ao pesquisar por "quero ser revisor" (risos).

Você poderia aproveitar e atualizar o texto com dicas de cursos para quem deseja iniciar nessa profissão.

Ah, antes que eu me esqueça, parabéns pelo dia do revisor!

Anna Carolina disse...

hahaha...estou na mesma do Lucas...Digitei no google "quero ser revisor"...e achei o seu blog!