quinta-feira, 25 de março de 2010

da essência de abóbora

lendo um dos textos referentes à História da Moda no Brasil, me deparo com o seguinte:

"... havia uma frase modelar: as moças não devem ser como as abóboras que se exibem sobre a rama,
e sim, como as violetas que se ocultam entre as folhas".

o texto se refere à educação repressora na década de 30.

ok...

mas, definitivamente, eu sou uma abóbora.

não sou de passar despercebida, não sou de me esconder e nem de fazer joguetes à moda das violetas.

vamos aos exemplos concretos.

violetas costumam acreditar (porque há um livro de auto-ajuda que prega isso) que pintar as unhas de cores claras faz o homem querer casar com você. por quê? porque isso demonstra que a mulher gosta dos afazeres domésticos e não liga de estragar as mãos por isso.

abóboras estão pouco se lixando para isso. a cor pode ser vermelha, marrom, rosa berrante, azul, preto, laranja... a gente não gosta mesmo de estragar as unhas lavando o que quer que seja. gosta de ficar com as unhas bonitas. e o principal: a gente não vai fingir que o nosso sonho é lavar louça/roupa/chão o dia inteiro só para os meninos se casarem com a gente. por sermos independentes, a gente trabalha e paga, numa tacada só, faxineira e manicure.

violetas costumam também usar de joguetes para se fazerem de intocáveis. segundo consta, violetas acreditam que eles ficam mais interessados quando não sabem que você se interessa por eles. por exemplo, violeta tem ingressos para ir no cinema. ela quer convidar o moço-interessante para ir com ela. como ela faz? liga para o moço e diz: "tenho ingressos para o cinema. convidei todos os meus amigos, e ninguém pode ir. quer ir ao cinema comigo. se você não for, eu vou perder os ingressos". sim, uma violeta é capaz de manipular a verdade para não dizer: "eu quero que você e mais ninguém vá comigo!"

o que as abóboras fariam? bom, a gente sabe o que quer: ir no cinema com o moço em questão. logo, a ligação é assim: "oiiiii! tenho ingressos pra ir no cinema. pensei em ti de cara. vamo?" se o moço se fizer de sabão ou achar ruim, as abóboras pensam: "azar o dele!" e vão para o cinema com qualquer um de seus zilhões de amigos e ponto!

abóboras falam palavrão, dançam até borrar a maquiagem, usam saia curta e são muito melhor resolvidas. além disso, todo mundo sabe (mais ou menos) o que esperar de um relacionamento com uma abóbora.

com as violetas, as coisas nunca são o que parecem; leia-se, nas entrelinhas, manipulação e joguetes no melhor estilo BITCH (no péssimo sentido cruela cruel da palavra).

e sejamos realistas: com as abóboras dá pra fazer doces e guloseimas; as violetas, por sua vez, servem só para serem admiradas.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duana Segatti disse...

DEFINITIVAMENTE SOU UMA ABÓBORA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!